Grão, além de ser rico em nutrientes, é reconhecido por ser um alimento prático, rápido de cozinhar e combina com diversos acompanhamentos

22/02/2024

A primeira receita básica que a maioria das pessoas aprendem a cozinhar é o arroz. Este alimento, que tem lugar garantido no prato de milhares de brasileiros, é reconhecido por ser prático e rápido de cozinhar, além de combinar com uma infinidade de acompanhamentos. Considerado um elemento energético, requer poucos ingredientes e menos de 20 minutos para ficar pronto. Nesse cenário, para quem quer começar a cozinhá-lo, tudo começa com a escolha do grão, pois será um fator determinante para o gosto e textura. A Kiarroz, marca da Fumacense Alimentos, oferece opções ideais para iniciar a jornada culinária, como o branco, parboilizado e integral, por exemplo.

Depois de optar pela versão que mais agrada o paladar, tendo em vista que elas possuem texturas e sabores levemente diferentes, basta adicionar o cereal na panela, em fogo médio. A quantidade de água será sempre de duas xícaras para cada xícara de arroz. Em seguida, para dar sabor ao alimento, é só adicionar sal a gosto. Algumas pessoas, ainda, gostam de ‘fritar’ o arroz com uma colher de óleo antes de adicionar o líquido. Após estas etapas, em torno de 10 a 15 minutos, o arroz estará pronto para consumo.

Outra opção

Além desta receita, para uma variação mais sofisticada, há o arroz com alho. Em uma panela com fogo médio, aqueça o óleo e adicione o alho descascado e triturado, até dourar. Em seguida, quando acrescentar o arroz, é importante que ele frite até ficar dourado, para ser envolvido na gordura e nos temperos. Por fim, é só acrescentar a água fervente e sal a gosto, e estará pronto para servir.

Depois do arroz, as proteínas

O pequeno grão, que oferece nutrientes ao corpo humano, pode ser incrementado com outros alimentos que disponibilizem proteína, como a carne. Mesmo sendo considerado um simples cereal, ele se complementa até mesmo com ingredientes mais sofisticados, como um arroz com frutos do mar e especiarias.